quinta-feira, 29 de maio de 2014

Terceirização de TI - OUTSOURCING



É a transferência para "terceiros", parte de algumas atividades da empresa, visando diminuir custos e aumentar a eficiência.

outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.


Uma das regras para saber se é necessário terceirizar uma função, consiste em detectar rotinas extremamente padronizadas, que por mais que sejam racionalizadas, sempre irão suplantar os custos de uma administração externa.


 Típicos Serviços para serem terceirizados: 

- Helpdesk e suporte de usuário;
- Programação e manutenção de sistemas;
- Manutenção de infraestrutura (técnica);
- Gerenciamento e suporte de redes e telecomunicações;
- Operação e suporte de sistemas;
- Gerenciamentos de instalações e datacenters;
- Educação e treinamento;
- Hosting;
- CRM.


Um grande exemplo de empresa que terceirizou alguns setor é:




Alguns benefícios que a terceirização traz, são:
- Utilização mais racional dos recursos tecnológicos.
- Melhor adequação dos equipamentos e softwares;
- Redução de investimentos;
- Aumento da qualidade e agilidade dos serviços;
- Simplificação e racionalização dos processos;
- Melhor aproveitamento do espaço físico;
- Redução de riscos trabalhistas;
- Melhor controle na produtividade e nível de serviços através de indicadores de desempenho estabelecidos pela empresa;
- Apresentação de oportunidades de melhorias na infraestrutura de TI;
- Padronização com o que há de melhor no mercado, devido à troca de experiências com outras empresas.


Fonte:
https://docs.google.com/file/d/0B1mcckJYYTudNV90T29CNDE3em8/edit
http://www.significados.com.br/outsourcing/


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