quinta-feira, 29 de maio de 2014

KM - Gestão do Conhecimento

KM (Knowledge Management) - Gestão do Conhecimento, é o conhecimento adquirido pelos empregados ao longo da permanência numa organização - Capital Intelectual. Este é um termo que cada vez mais é empregado dentro das empresas. Sabemos que, o conhecimento é mais importante do que o dado, ou a informação em si, por isso existe a necessidade de organizá-los e estruturá-los.

Utilizando o KM, a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em um CAPITAL INTELECTUAL, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.


Vantagens da KM

É um dos fatores de estratégicos mais importantes para as empresas obterem vantagens competitivas dentro do mercado. Atráves dela, a empresa melhora as relações entre funcionários, fornecedores e clientes de forma controlada, facilitando o intercâmbio de informações e fomentando a troca de conhecimento.


As ferramentas mais utilizadas em KM são: Internet, Intranet, Balanced Scorecard, Benchmarking, Brainstorm, GroupWare (WorkGroup e WorkFlow), ERP, GED, CRM, Data Mining, Text Mining, Inteligência Competitiva, Agentes Inteligentes, DataWarehouse, etc.


Os Principais Objetivos da KM:

- Compartilhar melhores práticas de gestão;
- Compartilhar melhores práticas de projeto;
- Acelerar inovação;
- Reduzir silos de informações;
- Mapear conhecimento externo;
- Vender conhecimento;
- Reter talentos;
- Mapear competências individuais;
- Facilitar contribuição individual;
- Capturar conhecimento do cliente;
- Acelerar o aprendizado;
- Organizar a informação;
- Alinhar a organização, dentre outros.


Objetivos empresariais:

- Acelerar a geração de novos conhecimentos competitivos;
- Melhorar o processo decisório;
- Reduzir custos e re-trabalho;
- Descobrir capital intelectual já existente na empresa;
- Gerar novas receitas com base na reutilização do capital intelectual existente na empresa;
- Proteger o capital intelectual existente na empresa;
- Servir os clientes.



Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_do_conhecimento
https://docs.google.com/file/d/0B1mcckJYYTudNV90T29CNDE3em8/edit




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