Na Automação
Comercial temos basicamente a área de Vendas sendo mecanizada. Podemos reforçar
tecnologicamente os agentes de venda com notebooks, ou mesmo handhelds (palms).
AUTOMAÇÃO DE VENDAS
Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para
automatizar processos comerciais, isso é, mecanizar e agilizar processos
manuais, alcançando total eficiência.
A integração entre o homem e a
máquina somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de
gerência e controle operacional sobre um comércio. Com a automação, tarefas
passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades,
preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e
eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos
clientes.
Existem
Caixas com alto índice de automação, possuindo conexão com o Estoque através da
área de Informática. Conforme os clientes vão consumindo e passando pelo caixa,
automaticamente o Estoque recebe baixa dos produtos consumidos. Na hora do
pagamento aciona-se o Pagamento Eletrônico diretamente, ou havendo algum
problema de crédito, solicita-se que o cliente dirija-se para a área de
Retaguarda. Outros serviços possíveis são pagamento de contas de terceiros
(luz, água, telefone, etc.), venda automática por listas de compras e entrega
automática, etc.
Através dos
Terminais de Consulta podem-se contabilizar os produtos mais pesquisados, ou mesmo
aqueles produtos que os clientes mais consultam os preços. No caso do Wal-Mart chega-se
a obter lucros adicionais com as informações geradas por este Sistema. Como o
Sistema registra completamente todas a transações realizadas por certo perfil de
cliente, fica fácil de negociar essas informações com os fornecedores. Imagine
o que um fornecedor não paga para saber os dias de maior consumo, perfil básico
do cliente, tipos do produto mais consumidos, índices de devolução ou
reclamações, produtos casados, etc.
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