domingo, 1 de junho de 2014

Business Process Management- BPM

O que é BPM?

É um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio.
O BPMN Foi desenvolvido pelo Business Process Management Initiative (BPMI) e atualmente é mantida pelo Object Management Group já que as duas organizações se fundiram em 2005. Em março de 2011, a versão atual do BPMN é a 2.0.
A aplicação do Business Process Management (BPM) permite mapear os processos organizacionais da empresa, buscando a integração funcional e proporcionando maior agilidade nas atividades que envolvem pessoas, tarefas, maquinas aplicações de software e outros elementos coordenados para atingir os objetivos do negócio. 
Com a utilização de notação de modelagem de processos como o Business Process Model Notation (BPMN), os analistas de negócio podem documentar os modelos criados e entender melhor os processos da empresa em diferentes níveis, facilitando desse modo o entendimento dos participantes dos processos de negócio.
Essa monografia tem como objetivo demonstrar os passos necessários para uma organização programar o BPM por meio da modelagem de seus processos visando promover a flexibilidade interoperabilidade e a reusabilidade de componentes na organização.
A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho é demonstrar que o Business Process Management (BPM) é de extrema importância para as organizações e que suas contribuições agregam mais valor ao negócio tornando a empresa mais competitiva no mercado.
O segundo capitulo dessa monografia é uma pequena introdução sobre O.S.M (Organizações Sistemas e Métodos) que são a base para o entendimento sobre a Metodologia BPM.
O terceiro capitulo aborda a gestão de processos de negócio, que é uma disciplina de gestão estratégica, que sustenta a ideia de que podemos modelar um negócio em termos de processos de sua finalidade que podem abranger tradicionais organizações e fronteiras de sistemas.
Ele envolve a descoberta, projeto e entrega dos processos de negocio, fazendo com que todos os departamentos da organização estejam alinhados com as metas e estratégias da corporação. Uma boa gestão ainda permite um ciclo de melhoria continua onde as organizações devem estar aptas as constantes mudanças organizações.
O quarto capitulo, mostra da notação BPMN(Business Process Model and Notation) seus elementos e características. É também mostrado exemplos sobre aplicações dessa notação.
As atividades de BPM procuram tornar os processos de negócio mais eficazes, mais eficientes e mais capazes de se adaptarem ao dinamismo das plataformas.
Com todos os processos de negócio para gerenciar, a melhor solução para as empresas é o gerenciamento de processo de negócio (BPM). BPM é a abordagem moderna para desenvolver e gerenciar processos de negócio.
Aprende-se que BPM é uma técnica moderna que suporta processos de negócios usando um software para especificar, controlar, executar e analisar processos empresariais nos quais envolvam pessoas, empresas, aplicações, documentos e outras fontes de informações.
Atualmente BPM tende a se concentrar em processos organizacionais e com varias funções que colocam valor aos clientes. As organizações definem, através de processos de negócios, a execução do trabalho valorizando seus clientes, pois o correto gerenciamento desses processos cria práticas organizacionais sólidas, o que leva a processos eficazes, ágeis e tendo um bom retorno financeiro.

O BPM consegue gerar melhorias em termos de velocidade na qual o processo é realizado, assim como na eficácia, qualidade e custo. A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações. Passem a rever suas atividades a fim de encontrar formas mais abrangentes, pelas quais essas atividades passem a ser analisadas, não em termos de junções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho ou processos de negócio.
 A principal disciplina do BPM, os modelos implantados através da empresa evoluem constantemente. De fato, estudos recentes sugerem que as empresas devem afinar seus aplicativos baseados em BPM pelo menos uma vez por trimestre (podendo ser ate oito vezes por ano). O ponto é que não existe tal coisa como um processo ‘’terminado’’, levam varias iterações para produzir soluções altamente eficazes. Cada processo baseado em BPM é apenas um ponto de partida para o futuro.
Toda empresa possui processos de negócio diferentes das outras do mercado e por esse motivo possui necessidades e objetivos diferentes, motivo qual que seu primeiro passo na utilização de uma modelagem BPM é entender, por completo o processo que será afetado por essa mudança.
Ao escolher a implantação de uma metodologia BPM, a empresa faz um levantamento sobre o processo que recebera a melhoria e cria uma modelagem em BPMN (Business Process Model and Notation).

Algumas organizações constroem e administram processos de negócios através de sistemas legados (sistemas antigos de software de uma organização, mais que ainda são essenciais, pois fornecem serviços vitais para a empresa), pois incluem tecnologias de soluções e capacidade de integrar esses sistemas enquanto ministram instrumentos que automatizam e organizam o trabalho em toda a organização.





Simular: Após o desenho e o estabelecimento dos usuários responsáveis pela conclusão de cada tarefa, pode ser feita uma simulação, onde se pode testar se as regras pré-estabelecidas estão de acordo com o objetivo da empresa e se as tarefas estão sendo 
encaminhadas para as pessoas corretas. 
Executar: Aqui é onde o trabalho acontece, seja ele feito por pessoas, máquinas ou por sistemas. Podendo aumentar seu nível de automatização, mas isso nunca será 100%.
Logo, vai ter que haver interação com pessoas e tarefas manuais. Pode ser difícil de documentar como as coisas funcionam, mas isso é mais uma questão de cultura e de hábitos do que de complexidade propriamente dita. 
Monitorar: Nessa fase, acompanha-se os processos em execução, seja ela por meio de sistemas da TI (Information technology) ou por tarefas feitas manualmente. Deve-se ter estatísticas de desempenho do seu processo. Podendo usar ferramentas de Business Activy Monitoring (BAM) nesse ponto, a solução de BAM pode ajudar a detectar problemas, para que seja possível corrigi-los ou melhorar o desempenho dos seus serviços. 
Otimizar: Depois de fazer o design, modelar, executar e monitorar, tem-se a chance de aplicar otimizações nos processos de sua empresa. É neste momento em que se pode remover gargalos e custos não necessários ao seu negócio. 
Na prática, o BPM é uma disciplina voltada para administrar todo 
o ciclo de vida de processos, desde a concepção, modelagem e simulação, passando pela execução e alcançando o monitoramento e controle dos processos. Uma das mensagens mais importantes que podemos extrair do BPM é o fato de ser um modelo de gestão de melhoria contínua, que deve estar sempre alinhado aos objetivos estratégicos do negócio e, que por este motivo, acaba por cruzar os diferentes departamentos, áreas e unidades de negócio de toda uma organização. 
Implantar BPM significa entender o negócio voltado ao cliente e enxergar os processos da organização.Uma Ferramenta BPM colabora para que uma organização alinhe seus processos de negócio com a sua estratégia organizacional, levando a um desempenho dinâmico em toda a organização devido às melhorias das atividades específicas da organização como um todo. 
Além disso, o BPM promove a possibilidade de uma agilidade organizacional, suportando esforços humanos para repentinas mudanças e rápidas inovações nos processos, aumentando a  posse da clientela e diminuindo o tempo do período de trabalho, através da otimização sucessiva dos processos. Também com o uso de ferramentas BPM se tem uma diminuição do risco de erros por causa dos processos manuais, acelerando assim o fluxo de resposta 
oportunizando negócios e um retorno imediato do investimento. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário