domingo, 1 de junho de 2014

Business- Intelligence BI

O que é BI (Business Intelligence)?

BI, ou business intelligence, é um conjunto de ferramentas que seleciona e organiza as informações de uma empresa ou negócio visando um melhor entendimento de seus processos, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Com apenas alguns cliques e em qualquer lugar, você terá acesso às informações selecionadas e organizadas - respostas rápidas da maneira que você precisa.

A quem o BI (Business Intelligence) se destina?

BI se destina às empresas que, inseridas em um mundo competitivo, sabem que são necessários investimentos para que uma empresa possa crescer de forma consciente e estruturada.
  • Comércio
  • Indústrias
  • Laboratórios
  • Logística
  • Prestação de serviços
  • Produção de alimentos
  • Construtoras
  • Importadoras
  • Corretoras
  • Bancos
Investir em BI significa investir em um sistema de organização de dados e relatórios gerenciais dinâmicos que possibilitarão rápida visualização do processo evolutivo da empresa.

O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios,
 refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e
 monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios, 
refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e
 monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.


Processo Empresarial


A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações ( normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão(JFF).

As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.

Geralmente, os coletores de BI obtêm as primeiras fontes de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As segundas fontes de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais. Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo...

Tecnologia de BI


Alguns observadores consideram que o processo de BI realça os dados dentro da informação e também dentro do conhecimento. Pessoas envolvidas em processos de BI podem usar softwares ou outras tecnologias para obter, guardar, analisar, provendo acesso aos dados, seja ele simples ou de muito uso. O software "cura" a performance de gerenciamento do negócio e ajuda no alvo das pessoas tomarem as melhores decisões pela exatidão, atuais e relevantes com as informações viáveis a quem quiser quando for necessário. Algumas pessoas utilizam o termo "BI" intercâmbiando ele com "livros de reunião" ou "sistemas de informações executivas", de acordo com a informação que cada um contém. É nesse sentido, que cada um pode considerar um sistema de BI como um sistema de suporte para tomada de decisão (decision-support system).

Tipos de software
As pessoas que trabalham com o BI têm que desenvolver ferramentas em cada caso, especificamente quando a inteligência envolve recolhimento e análise de largas quantidades de dados desestruturados. Existem inúmeros softwares para gerenciamentos destas informações, em diversas categorias. Uma pesquisa nas ferramentas de busca da internet podem trazer diversas informações sobre cada um destes programas.


História do BI



Uma referência anterior a inteligência, mas não relacionada aos negócios, ocorreu em Sun Tzu - A Arte da Guerra. Sun Tzu fala em seu livro que para suceder na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota. Uma certa escola traça paralelos entre as disputas nos negócios com as guerras:

* coleta de informações;

* discernimento de testes padrão e o significado dos dados (gerando informação);
* respondendo à informação resultante.


FONTE:http://www.oficinadanet.com.br/artigo/980/business_intelligence_-_bi

Nenhum comentário:

Postar um comentário