BPMN (Business Process Modeling Notation)
O Business Process Modeling Notation (BPMN) (em português Notação de Modelagem de Processos de Negócio) é uma notação da metodologia de gerenciamento de processos de negócio e trata-se de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. A modelagem é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização. A notação também pode ser utilizada para a modelagem de Arquitetura de Processos.
O BPMN Foi desenvolvido pelo Business Process Management Initiative (BPMI) e atualmente é mantida pelo Object Management Group já que as duas organizações se fundiram em 2005. Em março de 2011, a versão atual do BPMN é a 2.0.
O seu objetivo, é servir de apoio ao uso do BPM, representando os processos por meio de representações gráficas, com isso é possível visualizar o processo de negócio em seu estado atual, chamado de As is (como é), e após analisado o processo representar como ficará com a alteração do processo, chamado de To Be (como será), a figura demonstra um exemplo de aplicação de BPMN.
A figura mostra-se um exemplo de um processo de entrega de pizza desde o pedido da pizza pelo cliente, a confecção da mesma e a entrega pelo entregador. Nota-se que o processo é demonstrado por inteiro de maneira simples e direta.
O que é BPMN 2.0 ?
O BPMN é o padrão mais utilizado como notação para desenho de processos de negócio, atualmente mantido pela OMG - Object Management Group. Desde janeiro de 2009,este padrão vem sofrendo uma grande revisão para então evoluir para versão 2.0 lançada em 2011.
Algumas mudanças surgiram relacionadas aos objetos, raias (Lanes) e piscinas (Pools), sub-processos e eventos e outras relacionadas a diagramas. As principais mudanças em relação à notação antiga são as seguintes:
A criação do Diagrama de Coreografia é uma forma de representação da comunicação entre participantes, sendo estes cada Pool, por exemplo, cada empresa envolvida em um processo colaborativo. Diferencia-se principalmente da Orquestração quanto ao foco, que não está em demonstrar o fluxo de trabalho, e sim formalizar a maneira como os participantes interagem.
Figura : Diagrama de coreografia
Conceitos básicos de BPMN
Após realizar o levantamento dos processos da empresa, é criado um BUSINESS PROCESS DIAGRAM (BPD), este diagrama é baseado em elementos gráficos de fácil entendimento, pois são muito parecidos com os elementos que muitos desenvolvedores utilizam, por exemplo, os retângulos definem atividades e os losangos decisões. A ideia principal do BPMN é criar um mecanismo simples para criação de modelos de processos de negocio.
Ao utilizar uma categoria de elementos básicos, estabelecem-se variações adicionais no processo e a informação pode dar um melhor suporte aos requerimentos diminuindo
drasticamente a sua complexidade.
Conclusão
Conclui-se que a metodologia do BPM permite que, através de uma execução e de um controle mais eficaz, processos possam ser melhorados em qualquer uma dessas áreas (setor industrial, governamental, comercial, entre outros). BPM é estatisticamente um investimento seguro e de rápido retorno.
Os processos de negócio podem ser definidos como grupos de decisões e atividades logicamente relacionadas, onde são especialmente requeridos para realizar o gerenciamento de recursos das organizações. Além disso, é imprescindível que identifiquemos instâncias peculiares dos resultados.
O entendimento das definições de BPM mostra a amplitude que a descoberta destes serviços pode chegar.
Já quando se fala de BPMN, é visível que se trata de uma notação de fácil compreensão e com o objetivo de facilitar o uso da metodologia BPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário