Os tipos variam conforme o tipo de fonte luminosa usada e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra:
- Monomodo
A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. O que significa que a largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN). Apesar de a qualidade superiordas fibras monomodo, a fabricação é mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.
- Multimodo
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento. Dessa maneira, ainda se encontram duas subdivisões: fibras multimodo de índice degrau e as de índice gradual.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBObsiMfJbAPArGc17s8rTe1Qm5bJgf-Kz5tgQnpy1Ni9rMKFqlDTJZ4J4crBg3iL-oM8qR63vranfzo5cp2AmGLYggnMVaNhyefH_VGiRxlFHyA-wDu8kgNZ88ey4PM8NJZpWasnbQ4QG/s1600/f1.jpg)
A principal diferença na comparação de um cabo de fibra ótica e um de par trançado é a velocidade da transferência das informações e a ausência de interferências eletromagnéticas. Existem pesquisadores e especialistas em transferência de dados que conseguiram enviar 100 Tb por segundo através de fibra óptica. O fator mais preocupante dos cabos de par trançado é a interferência eletromagnética, que em ambientes industriais são de grandes quantidades.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/web/1976-o-que-e-fibra-otica-.htm#ixzz2zdlZBtEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário