Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever
um Sistema seja ele automatizado
(que pode ser denominado como Sistema
de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas,
máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e
disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Todo
Sistema de informação que manipula dados e gera informação, usando ou não
recursos de tecnologia da informação, pode ser
genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema
de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus
vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.1
Para
Laudon e Laudon 2 um sistema de informação pode ser
definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos
para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a
finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e
o processo decisório em organizações.
SISTEMAS
DE INFORMAÇÃO E SOCIEDADE
Os Sistemas de
Informação, cada vez mais disseminados na sociedade podem determinar uma
profunda mudança na estrutura e nas ações desenvolvidas pelas pessoas e
organizações. Este artigo coloca em evidência essas modificações enfatizando os
aspectos ligados à distribuição da informação e às possibilidades daí decorrentes.
São analisadas as perspectivas sociais e individuais advindas do acesso global
aos Sistemas de Informação e as conseqüências da exclusão digital de
importantes setores da humanidade.
Os Sistemas de Informação (SI), baseados em Tecnologias de Informação
(TI) computacionais, constituem-se em subsistemas envolvidos no desempenho de
funções técnicas ou administrativas que com a difusão da Internet
,
passaram a fazer parte da vida e do trabalho dos indivíduos. O sucesso ou o
fracasso de qualquer SI está mais ligado à qualidade de sua integração ao
ambiente social do que à perfeição técnica da TI utilizada. O estágio de
desenvolvimento do SI é caracterizado não somente pela tecnologia utilizada,
mas, principalmente, pelos métodos de trabalho decorrentes do emprego desta
tecnologia. É preciso ter presente que a
um dado estágio tecnológico corresponde sempre um ambiente cultural. O
desenvolvimento do ambiente cultural, incorporando as novas tecnologias aos
hábitos, é um processo demorado que requer um lento amadurecimento. A simples
implantação de novas tecnologias, sem a correspondente transformação do
comportamento, tende ao insucesso da inovação.
![http://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png](file:///C:\Users\Michel\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\02\clip_image001.png)
Percebe-se a grande dependência
entre as TI e a estrutura do trabalho pela observação da realidade: um
determinado ambiente social gera necessidades que não podem ser supridas pela
tecnologia disponível, uma nova TI permite a implantação de outros métodos de
trabalho ou de ação que influenciam o ambiente e o próprio comportamento dos
envolvidos. Estas modificações geram, por sua vez, novas necessidades e
estimulam o surgimento de avanços tecnológicos. Este processo é auto-alimentado
até que o volume de transformações gere uma nova fase no contexto social.
Um sistema de informação é
composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou
informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas,
sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos.
As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos
dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como
relatórios de gestão.
Como
área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de
tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma
disciplina deadministração e gestão comercial, e envolve frequentemente desenvolvimento de software, mas também se
distingue concentrando-se na integração de sistemas computadorizados mediante
os objectivos da organização. Esta área de estudo não deve, no entanto, ser
confundida com ciência da computação, sendo esta mais
teórica ematemática por
natureza, ou com engenharia dos computadores.
No
contexto empresarial, os sistemas de informação ajudam os processos de negócio
e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.
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